ENSAIO DE VIBRAÇÕES OCUPACIONAIS  EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA COMPOR DATASHEET DE FORNECEDORES. Elaboração de App especiais 3R Hsec.

Nossa empresa 3R Brasil Tecnologia Ambiental junto com a PUC-Rio, Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), se juntaram para formar um laboratório de ensaio específico para a avaliação de vibração ocupacional em máquinas e equipamentos que ainda inclui medições ocupacionais “in loco”.

Nosso laboratório conta com o que há de mais moderno em equipamento de análises de vibrações no mundo, como o VM31 da MMF (alemão), o SV 106 e o SV 103 com sensor de aperto lançado em 2015, além de acelerômetros especiais para fixação nas apunhaduras das máquinas/ferramentas.

Também trabalhamos com a placa de quatro canais em tempo real da National Instruments 9234 linearizada no INMETRO com o software 3RAnalizer calibrada na RBC Inmetro, e, um minishacker para calibração da cadeia de medição segundo a ISO 8041. Todos compondo os nossos sistemas de medição em conjunto com os profissionais habilitados. Também atuamos nas avaliações de corpo inteiro neste mesmo contexto, que inclui medida de transmissão de assento (SEAT).

A ISO 28927: 2011 por exemplo é especifica e possui método de ensaio para medir a emissão de vibrações transmitidas à mãos e braços. É um procedimento de teste  para o estabelecimento da magnitude de vibração nas áreas de aperto ou pega da máquina/ferramenta quando operado em condições de laboratório. Ainda referente a ISO 28927 ela deixa bem claro que as medições em 1/3 de oitavas na ponderação wh, nos três eixos ortogonais: x, y e z.

Então, esse investimento se deve a alta procura do mercado por serviços de alta complexidade com instrumentação adequada demandados recentemente devido ao decreto 1297 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Desta forma, devido a questões de neutralidade e idoneidade relacionadas a área de Saúde e Segurança do Trabalho os fornecedores de máquinas e equipamentos devem realizar ensaios com reconhecimento mútuo nas ferramentas comercializadas para compor o data sheet com as informações da vibração de forma adequada e confiável nos pontos de aperto e/ou apunhadura ponderada para mão e braço. 


Nossos credenciamentos:

http://www.3rbrasil.com/page_21.html

  • Medições adequadas de acústica e vibrações (clique aqui);
  • Nosso Laboratório para Ensaio de Máquinas e Equipamentos com Bancada (Contato);
  • Vibração Ambiental de impacto, danos a edificações e conservação (Veja);
  • Equipamentos especiais, funções e normativas para vibração ocupacional e ambiental;
  • Vibração ambiental, estado da técnica (Veja aqui);


LABORATÓRIO DE VIBRAÇÃO PARA FINS OCUPACIONAIS (DEM/PUC-RIO)
(regazzi@esp.puc-rio.br ou 021 99999-6852)
Serviços Especiais do Laboratório (clique aqui)

II-_3_-_figura_9








  1. Medição de vibração para desenvolvimento de produto, medidas de controle e para a saúde e segurança no local de trabalho;
  2. Medição da vibração transmitida à mão com a norma ISO 5349 (NHO-10);
  3. Medição da vibração de corpo inteiro com a norma ISO 2631 (NHO-09);
  4. Vibrações no transporte de passageiros em navios mercantes conforme ISO 6954;
  5. Aceleração, velocidade e deslocamento com faixas de medição para atender máquina e equipamentos;
  6. Exibição de execução e do intervalo de RMS, RMS máximo (MTV), valor de dose de vibração (VDV), soma de vetor, pico e valor máximo de pico, com destaque a choque e enjoo;
  7. Quarta canal para medições de atenuação de assento SEAT, indispensável para medidas de controle e desenvolvimento de produtos.

VOLTAR

 
"Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguns que estão perto da gente através da prática do conhecimento convencendo mentes e corações" de RDR  
  Site Map